Tutorial ArcGis : As principais barras de ferramentas - Parte 2 ~ Blog do ArcGis

domingo, 4 de janeiro de 2009

Tutorial ArcGis : As principais barras de ferramentas - Parte 2

Barra de Desenhos (gráficos)

Com esta barra (Figura 5) podemos adicionar ao mapa desenhos gráficos (polígonos, textos, linhas,...) independentes das Layers. No botão ‘Drawing’ (38) são executadas ferramentas como ordenamento, alinhamento, propriedades dos desenhos gráficos, etc. O botão ‘Select Elements’ (39) permite selecionar os elementos gráficos como desenhos e textos. Com o botão ‘Rotate’ (40) pode-se rotacionar livremente os elementos gráficos. O botão ‘Zoom to Selected Elements’ (41) direciona o zoom para os elementos gráficos selecionados. O botão ‘New Polygon’ (42) permite adicionar um polígono e constitui um elemento gráfico do mapa que sobrepõem as layers. Neste mesmo botão, ao clicar na seta ao lado você pode escolher outros elementos como retas, retângulos, círculos, elipses, curvas, desenhos livres, ou ainda, pontos. O botão ‘New Text’ (43), permite adicionar textos e, assim como o anterior, também possui outras opções. No botão ‘Edit Vertices’ (44) o usuário pode modificar os vértices de um polígono ou linhas. Os itens ‘Font’ (45), ‘Font Size’ (46), ‘Bold’ (47), ‘Italic’ (48), ‘Underline’ (49) e ‘Font Color’ (50) permitem alterar as características gerais das fontes de textos selecionados. No botão ‘Fill Color’ (51) pode-se alterar a cor do interior de um polígono selecionado, em ‘Line Color’ (52) altera-se a cor de uma linha ou o contorno de um polígono selecionado e em ‘Marker Color’ (53) define-se a cor de um ponto selecionado.





Barra de ferramentas da Data View

Nesta barra (Figura 6) são realizadas as seguintes operações básicas na Data View para a visualização dos dados espaciais: ‘Zoom In’ (53), permite definir o local e tamanho do aumento da escala; ‘Zoom Out’ (54), define o local e tamanho na diminuição da escala; ‘Fixed Zoom In’ (55), aumenta em 25% a escala a partir do centro da Data View; ‘Fixed Zoom Out’ (56), diminui em 25% a escala a partir do centro da Data View; ‘Pan’ (57), permite ao usuário movimentar o posicionamento da Data View; ‘Full Extent’ (58), ajusta o zoom para abranger todas as layers; ‘Go Back To Previous Extent’ (59), volta ao zoom observado anteriormente; ‘Go To Next Extent’ (60), avança para o zoom posterior; ‘Select Features’ (61), seleciona as feições das Layers; ‘Clear Selected Features’ (62), limpa a seleção das Layers; ‘Select Elements’ (63), seleciona elementos gráficos da Data View e da ‘Layout View’; ‘Identify’ (64), identifica as feições das Layers, abrindo uma janela com as informações da tabela de atributos; ‘Find’ (65), permite localizar atributos de uma feição; ‘Go to’ (66), localiza as coordenadas de um ponto específico; ‘Measure’ (67), mede a distância entre pontos definidos pelo usuário; ‘Hiperlink’ (68), permite abrir uma janela da internet ou um documento específico.
Obs.: No modo Layout View esta barra continua habilitada, o que permite fazer ajustes na Data Frame ativada, mesmo no modo de Layout.



0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics